Hoje estou completando 83 dias longe do cigarro. Obrigado pelos parabéns, se você pensou isso. Não é fácil e isso todo mundo sabe. E sabe ainda mais quem já tentou parar e não conseguiu ou quem já parou e voltou, como é meu caso. Hoje é o Dia Mundial Sem Tabaco e claro, temos o que comemorar, mas não muito. O número de fumantes no Brasil vem diminuindo, pelo menos no sexo masculino. Isso mesmo, as mulheres estão fumando mais. É uma pena. Segundo o Ministério da Saúde, uma grávida que fuma aumenta os riscos em:
- 30% de perder o bebê próximo ao parto;
- 40% do bebê nascer prematuro;
- 70% de sofrer aborto espontâneo;
- 200% de ter um bebê abaixo do peso.
Ainda de acordo com o Ministério da Saúde, quando alguém para de fumar, os efeitos benéficos começam a aparecer imediatamente:
- Após 20 minutos a pulsação e a pressão arterial voltam ao normal;
- Após 2 horas não tem mais nicotina circulando no sangue;
- Após 2 dias seu olfato e seu paladar melhoram consideravelmente;
- Após 3 semanas a circulação sanguínea e a respiração melhoram;
- Após 5 a 10 anos a chance de sofrer um enfarte é igual a de qualquer pessoa que nunca tenha fumado.
Existem alguma técnicas para parar de fumar, como por exemplo contar o número de cigarros que se fuma em um dia e ir diminuindo gradualmente a cada dia. Outra maneira é marcar a hora do dia em que se fuma o primeiro cigarro e ir começando a cada dia mais tarde um pouco. A minha foi um pouco diferente dessas. Comecei cortando os dias da semana. Deixei de fumar nas segundas-feiras. Em seguida nas terças. E o último cigarro que fumei foi em uma quarta-feira. De cinzas. Parece engraçado, né? Mas, como sofri um acidente nesta data, tendo que ficar alguns dias no hospital, decidi aproveitar e dar um basta! ali mesmo. E foi assim.
Evidente que quando se fuma pouco é mais fácil contar somente com a força de vontade. Mas quando a dependência é grande, às vezes é preciso ajuda de um profissional. Abaixo o link pro site do Ministério da Saúde contra o Tabagismo:
A banda americana Yellowcard tem uma música muito legal, chamada exatamente Cigarette. O cantor se compara ao cigarro, e se sente queimando as últimas tragadas. Dramático ele, hein? A música é do terceiro álbum da banda, One for the Kids, e a banda só começaria a gravar clipes para as suas músicas a partir do álbum seguinte. Aí vai uma versão ao vivo da canção, em um show acústico da banda em 2008, na Filadélfia. Curta o som e esqueça o cigarro.
*É Proibido Fumar foi composta em 1964 por Roberto Carlos e Erasmo Carlos, sendo lançada pelo Rei neste mesmo ano. Primeiro em 78 rpm, depois em compacto e finalmente no álbum de mesmo nome. Existem várias regravações da música, com o próprio Erasmo, Rita Lee, Raul Seixas, dentre outros, e a de maior sucesso, com o Skank. A mais Rock and Roll se dúvida é a de Roberto. Clica aí abaixo e escuta.
Nenhum comentário:
Postar um comentário